domingo, 3 de junho de 2012

É tanta coisa para planejar... É tanta coisa para pensar...
E eu me pego pensando se todas as noivas, os noivos, as pessoas envolvidas se organizam de verdade nesse planejamento todo. Eu digo por mim, tenho uma certa organização, mas ainda não consegui fazer a tal da planilha que todo mundo diz que é essencial. Não fiz porque excel não é mesmo pra mim, nunca nos gostamos e também porque ainda não consigo visualizar essa planilha.
A primeira pessoa que me disse a respeito desse assunto foi a cunhada Déa e quando me mostrou a dela, tive certeza que é mesmo uma coisa boa. Depois a nossa amada fada madrinha Dry (Adriana Darc) me disse da importância dela. Li uma matéria que a Dry falou sobre esse planejamento que geralmente acontece após o noivado. No meu caso vocês sabem, acontecem há mais tempo. Primeiro porque Dani e eu somos organizados, leia-se: Não somos adeptos a imprevistos, rsrs! Mas entendemos que eles surgem, isso é outra coisa que temos trabalhado em nossas cabeças e acho válido para todo mundo: Não surtar com os pequenos detalhes, com todos os detalhes, com que tudo saia perfeito, sério! Não enlouqueça por isso! Coisa mais feia (deprimente) é ouvir dos noivos "a noiva começou ótima, tranquila, mas agora surtou de vez", eu surto de vez em quando e sei que até o casamento vai rolar mais vezes, mas não podemos deixar a peteca cair! Pessoa nenhuma no mundo merece nossos surtos, hein amigas noivas! Peguemos leve! E no segundo plano porque sabemos que a coisa planejada é mais segura e tá aí uma coisa que Dani e eu fazemos questão, algo mais seguro, confiável. Sem surtos, sem sustos!
Então olha, comece pelo começo meeeesmo! Quantos convidados? Qual é a lista de vocês? E aí comecem a se organizar para ver cerimonial, salão, se tiver cerimônia... Quanto mais orçamento fizerem, penso que é melhor. Até em questão de economizar!!! ;)
Tá na dúvida que nem eu de como fazer essa tal planilha? No google tem um monte de matéria a respeito, confesso que não tive AINDA muita iniciativa em ir atrás, mas o que consegui abrir e achei bem bacana, além de ser free: http://www.noivasonline.com/planilhas.htm
Olha o que a Dry sugeriu nessa entrevista que concedeu ao Mundo Ella:


Hellen Leite – Do CorreioWeb

Passado a oficialização do noivado é preciso por a mão na massa. Organizar os preparativos de um casamento não é fácil. Igreja, vestido, fotógrafo, buffet e todos os outros pequenos, porém importantes, detalhes têm que estar em perfeita harmonia no “grande dia”. 

Para você que acabou de ficar noiva e não sabe por onde começar a organização do casamento, calma nada de entrar em desespero. O segredo é não deixar tudo para a última hora e começar a planejar a cerimônia com pelo menos dois anos de antecedência. 
 
Leia também:
 
O Mundo Ela conversou com a cerimonialista, Adriana Darc, que deu cinco dicas preciosas de como começar a organizar seu casamento. 

1 – Defina o número de convidados: Esse é o primeiro passo porque a maioria dos outros itens do seu check list depende dessa decisão;

2- Faça uma planilha para organizar os gastos. Isso vai ajudar a fazer a gestão do seu orçamento e facilitar na hora de comparar os preços;

3 - Escolha a data do casamento;

4 – Escolha o local da cerimônia e da recepção;

5 – Comece a fazer os orçamentos do cerimonial, buffet, fotógrafo e decoração. É interessante fazer pelo menos três orçamentos diferentes.

Esses são apenas os primeiros passos do longo caminho que você tem pela frente. O importante é seguir todos eles e manter sua agenda organizada. Esse momento de preparação tem tudo para ser lembrado com muito carinho por você.


Vamos nos organizar então?! Vou tentar fazer essa bendita planilha!!! =)

Beijo =)
"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." 
Clarice Lispector

6 comentários:

  1. Lud, excelente as dicas!! A planilha realmente é super importante. São tantas coisas para administrar em uma mesma renda que temos que ajustar tudo direitinho e também para não esquecer de nada ;) Adorei sua visitinha e já estou te seguindo aqui. Bjo grande!! Marília www.mariliaeclaudio.com.br

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    1. Obrigada, lindona! Sua visita é mais que bem-vinda =)
      Pois é, muiiita coisa para organizar! Vai dar certo, hehe!
      Beijo

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  2. É verdade Lud, são tantas coisas! Quero e preciso de uma planilha dessas tb rsrs
    beijos!

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    1. Queremos e precisamos, Rô! kkkkkkk
      Beijo

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  3. olha.. confesso que eu surto demais :(
    quando descobri que meu cerimonial tinha dado um calote então.. quis desistir de tudo com medo de todos os outros fornecedores fazerem isso.
    pesquisar é o melhor caminho e ter paciência também!
    ótimo texto!
    beijo!

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    1. Ah, não Amor! Que chaaaato! =( Isso sim deixa qualquer um surtado com toda razão!!!
      Mas não acontecerá novamente não, agora é só sucesso!
      Beijo

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